O tão esperando e temido estágio chegou!!! É nesse momento que encontramos a realidade escolar na qual vamos trabalhar futuramente, atuando como professores. Será que estamos preparados para tamanha responsabilidade?
Durante nosso processo de formação adquirimos conhecimento para ser aplicados e desenvolvidas no estágio, assim assimilando experiências para uma futura atuação profissional. Segundo Paulo Freire em pedagogia da autonomia, ensinar é criar possibilidades para sua própria produção e entender que devo estar à disposição para indagações, perguntas e questionamentos dos alunos.
É necessário ser um crítico capaz de entender e aceitar as diferenças. Perceber que minha construção se faz na interação com as diversas influências das forças sociais presentes na sociedade. Tornando-se sujeitos na participação da sociedade e não objeto desta.
É no estágio que os futuros docentes entendem o real sentido do que é ser professor, do seu papel e da sua influência na sociedade em que vive. Da importância de ser um ser crítico, capaz de modificar o meio em que estou inserido. Durante as 30 horas na escola, observamos comportamento e métodos, tudo nos encanta e nos trás para mais perto da escola.